Calendário e Portarias de Ajustes Curriculares

19/08/2020 13:36

Informamos que todas as solicitações de ajustes curriculares, enquanto estratégia dos Cursos para mitigar os impactos da pandemia no ensino, que chegaram ao DEN até a data estabelecida de 17 de agosto, bem como as solicitações que chegaram na data do dia 18, mas que já haviam sido avisadas que atrasariam, já foram  atendidas mediante Portarias da PROGRAD.

A CPAC/DEN está elaborando um relatório sobre as referidas solicitações que será encaminhado à Câmara de Graduação.

Agradecemos todo o trabalho hercúlio e de extrema competência dos Cursos e Departamentos no planejamento do ensino deste semestre excepcional 2020.1 e pedimos a compreensão de que a partir de hoje, dia 19, por conta dos prazos estabelecidos no Calendário Acadêmico Suplementar Excepcional aprovado pelo Conselho Universitário, principalmente quanto à data de ajuste on-line de matrícula, não será mais possível solicitação de Portarias de ajustes curriculares para 2020.1, no sentido de criação e inclusão de nova disciplina, alteração de pré-requisito e de equivalência.

Seguem as principais datas que os Cursos precisam acompanhar:

19 de agosto – (Alunos) início do prazo para cancelamento de disciplinas (no CAGR).

24 de agosto – (Alunos) início do prazo para trancamento de matrícula do Curso no semestre (no CAGR).

25 de agosto – (Coordenadorias dos Cursos) data limite para ajustes de abertura ou cancelamento de turmas, cadastramento de vagas nas disciplinas e alocação de professores nas disciplinas (no CAGR).

25 de agosto – (Departamentos de Ensino) data limite para cadastramento da ementa nas disciplinas novas e nas que serão oferecidas em 2020.1 mas que não têm ementa cadastrada ainda (no CAGR).

26 e 27 de agosto – (Alunos) ajuste on-line de matrículas (no CAGR).

28 de agosto – (Coordenadorias dos Cursos e Departamentos de Ensino) data limite para aprovação e publicação dos Planos de Ensino na página do Curso.

31 de agosto – (Alunos e Docente) início do semestre suplementar excepcional 2020.1 (ambiente Moodle).

1º a 10 de setembro – (Alunos) período para encaminhamento das solicitações de ajustes excepcionais de matrícula às Coordenadorias dos Cursos (via comunicação direta com a Coordenadoria de acordo com a ferramenta de comunicação virtual que a Coordenadoria divulgar).

8 a 11 de setembro – (Coordenadorias dos Cursos) – análise e realização do processamento das solicitações dos ajustes excepcionais de matrícula, com inclusões e/ou cancelamentos de matrículas em disciplinas ou o destrancamento do semestre (recebimento via e-mail ou ambiente virtual/ferramenta de comunicação que o Coordenadoria divulgou previamente aos seus alunos e ajuste manual no CAGR).

Destacamos também que os alunos que não realizarem o trancamento da matrícula ou que ficarem sem nenhuma matrícula em disciplina(s), terão o registro da situação “Situação Regular UFSC – Pandemia – COVID-19” realizado automaticamente pelo sistema de controle acadêmico (CAGR) através da inclusão do código ZZD2020 no espelho de matrícula do estudante no respectivo semestre, imediatamente após o período de ajuste excepcional de matrícula.